Modelo de Petições

Só mais um site WordPress

Modelo de Petição: Direito Civil e Processual Civil – Exceção de Incompetência – Ação de Indenização – Argüição de exceção de incompetência em ação de indenização por acidente de trânsito, declinando-se como competente o foro da ocorrência dos fatos.

Argüição de exceção de incompetência em ação de indenização por acidente de trânsito, declinando-se como competente o foro da ocorrência dos fatos.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

AUTOS Nº …..

….., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ….., com sede na Rua ….., n.º ….., Bairro ……, Cidade ….., Estado ….., CEP ….., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG nº ….. e do CPF n.º ….., por intermédio de seu advogado (a) e bastante  procurador (a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações,  vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência argüir

EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA DE FORO

declinando o foro de …. como competente para o julgamento da causa.

DOS FATOS

O Excepto propôs ação de indenização pelo rito ordinário, perante o Juízo de V. Exa., informando a ocorrência de um acidente de trabalho, o qual teria ocorrido em ….

Com efeito, o incidente que originou a pretensão do Requerente-Substituído, ocorreu no canteiro de obras da Requerida em …., não porém nos moldes como proposto pelo o “dominus litis”.

Oras. Citado …. integra a Comarca de ….

DO DIREITO

Por sua vez, é norma incerta no art. 100, inciso V, alínea “a” do CPC:

“Art. 100. É competente o foro:
I- ….
II- ….
III- ….
IV- ….
V- do lugar do ato ou fato:
a) para a ação de reparação do dano.”

Por sua vez, THETÔNIO NEGRÃO em sua obra “CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E LEGISLAÇÃO PROCESSUAL EM VIGOR”, assim externa seu entendimento:

“Entendo que a alínea “a” se aplica às ações de indenização por ato ilícito, em geral, com a exceção do parágrafo único” (RT 507/177, pág. 146, nota 20 ao art. 100, 1995)

Entende a Requerida ser incompetente este D. Juízo para o processamento da lide, não somente porque o acidente de trabalho se deu n’outro local que não a Comarca de …., mas também e principalmente porque as provas melhor se produzirão no local apropriado, como v. g. oitiva de testemunhas, prova pericial, etc.

DOS PEDIDOS

Nestas condições, requer a Excipiente que V. Exa.:

a) determine a autuação desta petição e dos documentos que a acompanham e, em seguida, determine o apensamento aos autos principais, cujo nº é ….;
b) determine a ouvida do Excepto para no prazo legal, pronuncie-se querendo.

Isto feito, requer que V. Exa. julgue procedente a execução oposta, condenando o Excepto no pagamento das despesas processuais, determinando a remessa dos autos à Comarca de …., que é o foro para o qual declina a Excipiente.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

__


________

________

Categoria: Civil e Processual Civil, Petições
Palavras-Chaves: , , ,

Banco de Petições e Contratos: 4744 Petições e Contratos Disponíveis







Comentar