Modelo de Petições

Só mais um site WordPress

Modelo de Petição: Direito Civil e Processual Civil – Petição Inicial – Ação de Busca e Apreensão de Automóvel Alienado – Busca e apreensão de automóvel alienado fiduciariamente.

Busca e apreensão de automóvel alienado fiduciariamente.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ….., com sede na Rua ….., n.º ….., Bairro ……, Cidade ….., Estado ….., CEP ….., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG nº ….. e do CPF n.º ….., por intermédio de seu advogado (a) e bastante  procurador (a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações,  vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

ACÃO DE BUSCA E APREENSÃO DE BEM ALIENADO FIDUCIARIAMENTE

em face de

….., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n.º ….., com sede na Rua ….., n.º ….., Bairro ……, Cidade ….., Estado ….., CEP ….., representada neste ato por seu (sua) sócio(a) gerente Sr. (a). ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG nº ….. e do CPF n.º ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

A Ré na qualidade de titular da quota n.º …….. do grupo de consórcio denominado ………… e categoria ………. nos termos do contrato de participação em grupo de consórcio, documentos anexo, recebeu da Autora um crédito para ser aplicado na aquisição de um veículo. Com tal crédito a Ré efetivamente adquiriu o bem abaixo descrito;

Dando a Ré à Autora, o domínio resolúvel e a posse indireta do veículo, como garantia fiduciária.

DO DIREITO

Sucede, porém que a Ré deixou de cumprir suas obrigações contratuais, não pagando o que fora pactuado.

Conforme previsto contratualmente, deixando de cumprir a Ré as cláusulas contratuais, com seu inadimplemento verificou-se o vencimento de toda a dívida, que atualmente importa em R$ ……………….. (……………….), total este obtido através da soma de seus débitos vencidos com os vincendos. Convém salientar que, também no Contrato com Alienação Fiduciária em garantia, a Ré se obrigou a cumprir rigorosamente as disposições do contrato de participação em grupo de consórcio.

E de acordo com o sistema de preço ponderado, adotado pelo Banco Central do Brasil e que rege o Contrato de participação em grupo de consórcio, assinado pela Ré, os pagamentos mensais a cargo dos consorciados deverão sempre corresponder ao percentual estabelecido no referido contrato de participação calculado sobre o preço atualizado do veículo objeto do plano mais encargos legais e contratuais. Portanto, o débito indicado NÃO é FIXO e consequentemente está sujeito a majorações, estas serão posteriormente apuradas e cobradas, nos termos do artigo 1º do Decreto Lei n.º 911/69.

Como conseqüência do inadimplemento, a Ré ficou obrigada a entregar à Autora a posse direta do veículo retro descrito, para que fosse vendido e com o produto dessa venda ressarcir-se do prejuízo, entrega essa que, entretanto, até a presente não se concretizou, embora tenha tentado obtê-la por todos os meios ao seu alcance, inclusive expedindo Carta Notificatória que serve, inclusive, para documentar e comprovar a mora da Ré, conforme documento anexo.

DOS PEDIDOS

Nessas condições, vê-se a Autora forçada a vir a Juízo requerer a V.Ex.a., se digne ordenar a expedição de competente CARTA PRECATÓRIA de caráter ITINERANTE, nos termos do artigo 204 do Código de Processo Civil, contendo esta também os requisitos exigidos no art. 206 do C.P.C. para a apreensão liminar do veículo, citando-se, em seguida a Ré para todos os atos a termos da presente demanda, que deverá ser julgada procedente, com a conseqüente consolidação da propriedade do supra mencionado veículo à Autora e condenando a Ré ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, notadamente pelo depoimento pessoal da Ré, sob pena de confesso e inquirição de testemunhas.

Requer ainda, a juntada de novos documentos, expedição de ofícios e mandado, requerendo desde logo os benefícios contemplados no artigo 172, parágrafo 2º do Código de Processo Civil, bem como, se necessário, o auxílio de força policial para o cumprimento do Mandado.

Requer, finalmente procedida a apreensão do veículo, seja depositado em poder do procurador da Autora ou seu preposto e na sua falta por pessoa idônea nomeada pelo Juízo Deprecado.

Dá-se à causa o valor de R$ …..

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

__


________

________

Categoria: Civil e Processual Civil, Petições
Palavras-Chaves: , , , , ,

Banco de Petições e Contratos: 4744 Petições e Contratos Disponíveis







Comentar