Modelo de Petições

Só mais um site WordPress

Modelo de Petição: Direito Civil e Processual Civil – Petição Inicial – Ação de Indenização – Ação de indenização ante à injúria e à difamação do réu ao autor.

Ação de indenização ante à injúria e à difamação do réu ao autor.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º …..,  residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações,  vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência requerer

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO

em face de

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º …..,  residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

No dia ….., o autor foi a uma festa no restaurante ….., às …. hrs…..

Lá encontrou casualmente o réu, o qual por ser inimigo do requerente começou a proferir-lhe injúrias, difamando-o no estacionamento do restaurante, diante de parte dos convidados, com os quais convive dia a dia.

O autor, envergonhado não participou da festa e agora evita falar com as pessoas que presenciaram o ocorrido, as quais lhe apontam e proferem fofocas.

DO DIREITO

O autor tem direito a indenização, nos termos do art. 186/NCC, ante à violação de direito de personalidade, direito essencial à pessoa humana.

Por ter perdido toda a dignidade e todo o crédito diante do meio social em que vive, e ainda perdendo a auto estima para consigo é certo que o réu tem o dever de reparar os danos por ele sofridos.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer-se a PROCEDÊNCIA dos pedidos para condenar o réu à reparação de danos ao autor.

Requer-se a citação do réu para, querendo, contestar a ação, além da sua condenação nas custas e honorários advocatícios.

Protesta pela produção de todas as provas em direito admitidas.

Dá-se à causa o valor de R$ ……

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

__


________

________

Categoria: Civil e Processual Civil, Petições
Palavras-Chaves: , , ,

Banco de Petições e Contratos: 4744 Petições e Contratos Disponíveis







Comentar