Modelo de Petições

Só mais um site WordPress

Modelo de Petição: Direito Civil e Processual Civil – Petição Inicial – Ação de Retificação de Registro de Óbito – Pedido de retificação de atestado de óbito.

Pedido de retificação de atestado de óbito.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE …. – ESTADO DO ….

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º …..,  residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações,  vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

RETIFICAÇÃO DE ATESTADO DE ÓBITO

de …., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

O de cujus …. faleceu em …./…./…. na Comarca de …. – …., conforme atesta a Certidão de Óbito (doc. ….).

A ora Requerente era casada com o de cujus, o que é demonstrado pela Certidão de Casamento em anexo (docs. …. e ….).

Desta união, nasceram três filhos: …., …. e …. (certidões de nascimento – docs. …. a ….).

O de cujus  era proprietário de um terreno no Beco …., constituído do lote …. da quadra …., medindo …. metros de frente, lado ímpar, por …. metros da frente ao fundo, por um lado ao norte, onde divide-se com o lote …. da tramitente e …. metros pelo outro lado, ao sul, onde forma esquina com a Rua …. e também faz frente, tendo nos fundos, …. metros, de acordo com o contido no Registro de Imóveis da ….ª Zona de …. – …. (doc. ….).

O declarante do atestado de óbito, por má fé ou ignorância dos fatos supra, os omitiu no momento do assentamento, fato que está impossibilitando a respectiva abertura de inventário.

DO DIREITO

O pedido da Requerente  está legalmente amparado pelo art. 109 caput  da Lei nº 6.015, de 31.12.73, que tem o seguinte conteúdo:

“Art. 109 – Quem pretender que se restaure, supra ou retifique assentamento no registro civil, requererá, em petição fundamentada e instruída com documentos ou com indicação de testemunhas, que o juiz o ordene, ouvido o órgão do Ministério e os interessados, no prazo de cinco dias, que correrá em cartório.”

DOS PEDIDOS

Diante do acima exposto, requer a que Vossa Excelência conceder vistas ao Ministério Público para emitir parecer a respeito do presente, bem como ordene a expedição de precatória ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da ….ª Zona da Cidade de …., para que se proceda a retificação do atestado de óbito de …., fazendo constar que o de cujus  era casado com …., deixou três filhos, …., …. e …. e deixou bens a inventariar.

Dá-se à causa o valor de R$ ……

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

__


________

________

Categoria: Civil e Processual Civil, Petições
Palavras-Chaves: , ,

Banco de Petições e Contratos: 4744 Petições e Contratos Disponíveis







Comentar