Modelo de Petições

Só mais um site WordPress

Modelo de Petição: Direito Civil e Processual Civil – Petição Interlocutória – Ação Cautelar – Requerimento de expedição de alvará para levantamento de valores depositados, sobre os quais não pairam controvérsias.

Requerimento de expedição de alvará para levantamento de valores depositados, sobre os quais não pairam controvérsias.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DA …. VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DE…..  -SEÇÃO JUDICIÁRIA DE …..

AUTOS Nº …..

….., Empresa Pública, com sede na Rua….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, nos autos em que litiga com ….., autos nº ….., em atendimento ao r. despacho de fls…., expor e ao final requerer:

DOS FATOS

Sem qualquer razão a alegação dos Autores, de que por ter perdido o imóvel à instituição financeira devido a adjudicação teriam direito a levantar os valores depositados, os quais tinham nítida intenção de resguardarem-se da mora solvendi, bem como, de serem considerados valores incontroversos.

Assim, é notório em nossa legislação que os depósitos judiciais realizados para afastar a mora do devedor são incontroversos, sendo assim, pertencem ao credor.

Como os autores realizaram depósito judicial das parcelas do financiamento habitacional no valor que entendiam ser devido, inegável que o montante depositado em Juízo pertence à instituição financeira, por ser parcela incontroversa, cujo valor poderia ter sido levantado no curso do processo para abatimento do saldo devedor.

Desse modo, inadmissível que os autores levantem os valores depositados há anos de forma incontroversa porque não é justo que se fique privado de receber o que lhe é devido ainda mais na parte que não se coloca dúvida(parte reconhecida pelo mutuário como devida).

Se não há controvérsia quanto aos valores, nada mais natural que o agente financeiro pleiteie seu levantamento, para deduzir do valor efetivamente cobrado, devendo a discussão da lide limitar-se aos valores que extrapolam essas parcelas depositadas.

Oportuno colacionar a orientação desse e. Tribunal:

AGRAVO DE INSTRUMENTO N.º 1998.04.01.050505-5/PR
RELATORA: Juíza Marga Barth Tessler

EMENTA
PROCESSO CIVIL. AÇÃO CAUTELAR. EXECUÇÃO. LEVANTAMENTO DE DEPÓSITOS.
1. Os valores depositados em ação cautelar, com objeto de amortização do débito, devem ser levantados pelo credor.
2. Contudo, necessário o refazimento do cálculo, com a subtração dos valores do montante exigido na execução, nas datas em que ocorreram os depósitos, sob pena de enriquecimento ilícito do agente financeiro.
3. Recurso parcialmente provido (Ac. Publicado no DJU de 16.12.968, pág. 358 – grifamos).

Portanto, os depósitos judiciais devem ser levantados pela instituição financeira, e não pelos autores.

Ademais, os Autores não realizaram o pagamento dos honorários de sucumbência no valor de R$…., ver fls. …., que na hipótese de ser deferido o levantado dos depósitos judiciais em seu nome, requer a retenção da quantia de R$ ….

DOS PEDIDOS

Diante do exposto requer seja determinada a expedição de alvará judicial para que a instituição financeira possa levantar os valores depositados na agência …., vinculado ao presente processo e abater do quantum devido pelos mutuários, ficando certo que será levado em consideração os valores nas datas dos respectivos depósitos.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

__


________

________

Categoria: Civil e Processual Civil, Petições
Palavras-Chaves: , , , , , ,

Banco de Petições e Contratos: 4744 Petições e Contratos Disponíveis







Comentar