Modelo de Petições

Só mais um site WordPress

Modelo de Petição: Direito das Sucessões – Petição Inicial – Ação de Arrolamento – Inventário sob a forma de arrolamento, com nomeação de inventariante.

Inventário sob a forma de arrolamento, com nomeação de inventariante.

 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º …..,  residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações,  vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

ARROLAMENTO

do único bem imóvel deixado pelo seu finado esposo ….., que era brasileiro (a), casado com a requerente, profissional da área de ….., era portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º …..,  residia na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., cuja certidão de óbito está anexada à presente – doc …. – pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Que, a ora peticionária se trata de pessoa aposentada (zeladora), pobre, segundo se declara, e necessita comprovar o mais rápido possível, por certidão da Vara, junto à Prefeitura Municipal de ……….. de que é a Inventariante nomeada em Juízo, a fim de gozar de abatimentos no valor a pagar, relativo ao imposto do referido imóvel, exercício de ……….

DO DIREITO

Que, o falecido, então, deixou um único bem imóvel (anexos, docs. 5 e 6) e filhos herdeiros, todos maiores e capazes, os quais serão habilitados na seqüência, bem como e assim será feito, quanto à descrição do bem, objeto do arrolamento, na forma de Lei.

A requerente, como cônjuge supérstite, tem, portanto, o total direito de requerer a abertura do inventário.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer-se:

a) a nomeação da viúva sra. ……….., como Inventariante, eis que regularmente casada e convivendo à época com o finado, bem como e porque se encontra à frente da administração do bem a ser inventariado;
b) a concessão dos benefícios da gratuidade de justiça, por ora, tendo em vista não se possuir presentemente condições de pagar as custas processuais, comprometendo-se fazê-lo logo mais no final da ação.

Dá-se à causa o valor de R$ ……

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

__


________

________

Categoria: Petições, Sucessões
Palavras-Chaves: , , ,

Banco de Petições e Contratos: 4744 Petições e Contratos Disponíveis







Comentar